quarta-feira, 8 de novembro de 2006

TENDÊNCIAS DA ARTE MODERNA

Boca de botões ,de Juliana Bassani
Juliana Bassani e Duda Textor, novos nomes nas artes visuais de Porto Alegre estreiam hoje no circuíto das galerias com uma exposição de pinturas na Arte&Fato.A curadoria é do marchand Renato Rosa e nas paredes estão reunidas tendências contemporâneas numa revisão de estilos como o pop, o kitsch e grafite.Ambos são gaúchos.Juliana cursa mestrado no IA-UFRGS,Duda passou pelo Atelier Livre, onde foi aluno de Anete Abarno.
A pintura de Juliana possui uma materialidade, um volume e um brilho que foi encontrada nas colagens, uma quase obsessão por preencher e recobrir cada espaço vazio. A pesquisa surgiu no momento em que ela aceitou o fato de ter sido seduzida desde sempre pela magia das texturas, brilhos, misturas e sobreposições.Assim ela. incorporou as telas, lantejoulas, rendas, botões e tecidos. Agregados ao valor da pintura, esses materiais me permitiram desenvolver um trabalho que reflete as particularidades do kitsch, da pop arte e da estética neobarroca .Com esta pesquisa participou do recente 17o Salao de Artes Plásticas da Camara de Porto Alegre.
Duda Textor tem como base de inspiração a arte dos grafiteiros, aos moldes de Basquiat. Pintando quase sempre sobre madeira,ele cria um universo onde acopla, através da colagem, elementos que enriquecem seu universo extremamente contemporâneo. Duda também possui influencias cinematográficas, visto que trabalhou, como assistente de vários filmes do pai,Antonio Carlos Textor É também integrante da banda Australapitecos e escreve poesias..A mostra poderá ser vista até 25 de novembro, de segunda a sexta, das 14 as 18h e sábados , das 10 as 13h.

Nenhum comentário: